DEFINIÇÃO E SINTOMAS
Asma é uma doença inflamatória crônica do pulmão, com limitação do fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento.
As crises podem surgir após contato com algum fator desencadeante, tais como poeira, pelos de animais, fungos, pólen ou até mesmo com irritantes do ambiente, como fumaça de cigarro, cheiros fortes e mudança climática.
O sintoma mais comum é o chiado no peito, que pode estar associado à tosse, falta de ar e aperto no tórax, que aparecem em qualquer momento do dia, predominando pela manhã e à noite.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é clínico com base nos sinais e sintomas. Se o paciente estiver fora da crise, o exame físico pode ser normal. Alguns exames podem auxiliar no diagnóstico:
-
Espirometria ou prova de função pulmonar
-
Pico de fluxo (Peakflow)
-
Exames de sangue e teste cutâneo para avaliar a sensibilização aos alérgenos, no caso de asma alérgica.
TRATAMENTO
O tratamento visa controlar os sintomas e prevenir exacerbações, através do tratamento medicamentoso, controle ambiental e imunoterapia. O controle do peso, exercícios físicos regulares e exposição ao sol, também fazem parte da terapia.
Os medicamentos usados por via inalatória (bombinha) são pouco absorvidos no sangue e, portanto, são seguros para uso crônico. Atualmente existem medicamentos imunobiológicos para os casos graves selecionados.
DICA
A asma é uma doença controlável mas que exige cuidados para evitar crises graves, que podem levar a hospitalização quando suspenso o tratamento sem orientação médica.
Agende sua consulta presencial ou online! Ligue (11) 2759-7612 ou (11) 94533-8977 (WhatsApp).