Rinite Alérgica é uma reação inflamatória da mucosa do nariz a determinados componentes como poeira, pelo de animais e fungos, geralmente em pessoas com predisposição genética. Agentes como a mudança de temperatura, poluição e infecções, podem agravar o quadro.
Os sintomas mais comuns são: espirros, coriza, coceira (nariz, olhos, ouvidos e garganta) e obstrução nasal, pelo menos 4 vezes por semana.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico se baseia na história clínica, com avaliação dos sinais e sintomas, e em testes alérgicos de sangue ou realizado na pele, para identificar o agente causador.
TRATAMENTO
O controle ambiental é necessário para reduzir a exposição aos diferentes alérgenos causadores da alergia. Para isto, reduzir o contato com ácaro, cigarro, odores fortes, pelos de animais e mofo, pode fazer a diferença na melhora do quadro.
Medicamentos de uso tópico e oral podem ser utilizados para alívio das crises, bem como para prevenção de novos sintomas. A
imunoterapia (vacina para alergia) é o único tratamento capaz de modificar a história natural da doença, desde que usada corretamente por um período de 3 anos.
DICA
A rinite não controlada pode causar alterações de sono, deixando o paciente sonolento e com falta de concentração, o que prejudica desempenho na escola ou no trabalho.
Agende sua consulta presencial ou online! Ligue (11) 2759-7612 ou (11) 94533-8977 (WhatsApp).